Sobre o XI ENPEH

Pesquisa em ensino de história: desafios de um campo de conhecimento

O Encontro Nacional de Pesquisadores do Ensino de História – ENPEH é um evento que tem se consolidado como referência para os Pesquisadores do Ensino de História ao longo de sua trajetória. A partir de 2006, a criação da Associação Brasileira do Ensino de História – ABEH contribuiu para seu reconhecimento como o evento mais significativo no âmbito da pesquisa em Ensino de História.

Em sua décima primeira edição, será sediado na Universidade Federal do Rio de Janeiro, na Faculdade de Educação, Campus da Praia Vermelha, na cidade do Rio de Janeiro e acontecerá no período compreendido entre 26 e 29 de setembro de 2017, tendo como promotores a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, a Universidade Federal Fluminense – UFF, a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO, a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ, a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC RIO, com apoio da ASSOCIAÇÅO BRASILEIRA DE ENSINO DE HISTÓRIA – ABEH.

Dando continuidade ao processo de realização de eventos que reúnem pesquisadores desta área, a Comissão Organizadora do XI ENPEH (décimo primeiro Encontro Nacional dos Pesquisadores do Ensino de História), que será realizado em 2017 na Universidade Federal do Rio de Janeiro, elegeu como temática “Pesquisa em ensino de história: desafios de um campo de conhecimento”. Esta opção deveu-se ao reconhecimento do crescimento significativo do número de pesquisadores e grupos de pesquisas que assumem o ensino de história como linha de pesquisa no século XXI, principalmente, desde 2010, e cuja produção de pesquisa tem sido divulgada nos principais periódicos brasileiros. (GONÇALVES E MONTEIRO, 2017).

Apesar da satisfação que esta constatação produz, entendemos que é tempo de avaliar, problematizar esta produção e questionar: o que tem significado “fazer pesquisa” nesta área. Quais os sentidos atribuídos ao ensino de história”? Objeto de conhecimento? Campo de investigação/ lugar de produção de conhecimento? Como têm sido enfrentados os desafios epistemológicos da contemporaneidade pelos pesquisadores dessa área? Quais as escolhas realizadas face à pluralidade de apostas políticas possíveis no cenário político atual? Como as reformulações curriculares propostas no atual contexto das políticas educacionais no Brasil têm sido significadas nas pesquisas? Desafios ou perspectivas? O “ensino de história” se configura como um “código disciplinar” (Cuesta Fernandez,1998) ameaçado face à contestação da validade desta forma de organização para o enfrentamento das demandas educacionais contemporâneas? O fato de ser “lugar de fronteira” entre História e Educação anula sua potencialidade como área de conhecimento? Ou expressa uma especificidade epistemológica reconhecida nas produções originais que as pesquisas têm possibilitado conhecer?

Ao acompanharmos a trajetória histórica da realização do evento, é possível observar que nos primeiros encontros a preocupação esteve centrada na delimitação do objeto de estudo, sendo considerada a interface das temáticas da educação e da história que incidem na constituição de um campo de pesquisas. Contudo, a construção teórica que os pesquisadores vêm desenvolvendo ao longo do tempo tem evidenciado que, ao ser ampliada a discussão do campo do Ensino de História, englobando temáticas que antes lhe eram mais distantes, temas que se referem às finalidades do Ensino de História precisam ser retomados, reexaminados e reafirmados como questões das políticas públicas, do currículo, da didática, das demandas sociais e, também, dos encaminhamentos teóricos e metodológicos selecionados e definidos.

Em contexto de reformas que colocam em questão o ensino da disciplina História na educação básica, propor a discussão dos desafios da pesquisa em Ensino de História como campo de conhecimento busca atender a demandas que têm permeado as discussões sobre as reestruturações curriculares em curso no Brasil e as disputas por hegemonia sobre esta produção. Expressa, também, o anseio de reafirmar o papel do Ensino de História na formação da cidadania, formação essa que passa pelas práticas do ensino de história para o desenvolvimento de posturas políticas em relação à vivência cidadã e que precisam das contribuições da pesquisa para compreensão de seus desafios e dilemas.

Ampliar e garantir a interlocução de pesquisadores em Ensino de História sobre os desafios e perspectivas das pesquisas em desenvolvimento nos Programas de Pós-Graduação e Grupos de Pesquisa no Brasil, é um dos objetivos dessa edição. Como um segundo objetivo, propõe-se discutir e afirmar a potencialidade da “área do ensino de história” como campo de conhecimento, em contexto no qual tem sido interpelada e ameaçada pelas políticas públicas que orientam práticas curriculares para o Ensino de História no país, como forma de reafirmar o direito ao conhecimento do passado por todos os cidadãos.

Programação

HorárioTerça-feira (26/09/2017)Quarta-feira (27/09/2017)Quinta-feira (28/09/2017)Sexta-feira (29/09/2017)Sábado (30/09/2017)
9h - 11hGrupos de Pesquisa em Diálogo9h-11hGrupos de Pesquisa em Diálogo9h-11hGrupos de Pesquisa em Diálogo10h-12H Visita ao Cais do Valongo
11h - 11h30Coffee Break11h-11h30Coffee Break11h-11h30Coffee BreakEncontro no Museu de Arte do Rio às 9h30min.
11h30 - 13h30Grupos de Pesquisa em Diálogo11h30-13h30Grupos de Pesquisa em Diálogo11:30-12:30 Sistematização dos trabalhos por GPD: destaques, resoluções, propostas
13h30 - 15hCredencia mento13h30 - 15hAlmoço13h30-15hAlmoço12h30-14h00 Almoço
15h - 18hCredenciamento-14h00-16h:00Mesa-redonda IV - Desafios de uma área de conhecimentos Dra. Carmen Teresa Gabriel - UFRJ; Dr. Marcelo Magalhães - UNIRIO/CAPES Mediador:Dr. Fernando Penna - UFF
16h - 16:30Solenidade de abertura--16h00- 18H00Plenária final: Apresentação do Relatório de atividades dos GPDs Encaminhamentos
16h30 - 17h30Conferência Dr. Fernando Seffner - UFRGS--18h:00-Encerramento - Coffee Break
-15h-17hGrupos de Pesquisa em Diálogo15h-17hGrupos de Pesquisa em Diálogo
-
17h30 - 19h30Mesa-redonda I- Pesquisa em Ensino de História:balanço de uma produção. Dr. Mauro Cezar Coelho- UFPA; Dra. Sonia Regina Miranda- UFJF; Dra. Nadia Gaiofatto Gonçalves-UFPR17h - 19h Mesa-redonda III - Redes que produzem pesquisa - Dra. Marieta Ferreira PROFHIST; Dra. Maria Paula Gonzalez -UNGS/AR; Dra. Circe Bittencourt (PUCSP)Dra. Helenice Rocha(UERJ) 17h-18hConferência: Dr: Durval Muniz de Albuquerque -UFRN
19h30 - 20h30Mesa-redonda II - ABEH – desafios e perspectivas de uma associação. Homenagem à professora Dra. Ernesta Zamboni. Dra. Marizete Lucini -UFS; Dra. Ilka Miglio-UNIT; Dra. Ernesta Zamboni - Unicamp19h - 20h30Lançamento de livros e Apresentação da Roda de Jongo Afrolaje Cultural18h-20hAssembléia da ABEH/eleição da diretoria-

Cronograma

ATENÇÃO!
PARTICIPANTES OUVINTES
Estudantes de cursos de graduação que fizerem a inscrição no evento estão dispensados do pagamento de inscrição.
Na ficha de inscrição onde consta "co-autoria" informar "não tem" e não precisa anexar o comprovante de pagamento de inscrição.
ATENÇÃO:
Inscrições prorrogadas até 24 de setembro de 2017.

PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Serão entregues declarações de participação para comprovação de comparecimento.

ATENÇÃO - LANÇAMENTOS DE LIVROS
Os interessados em promover lançamentos de livros deverão encaminhar até o dia 31 de julho através do email do evento (xienpeh@gmail.com) a solicitação com as informações de título da obra, autores, editora e um resumo de até 6 linhas sobre a mesma. No lançamento a obra deverá ser vendida com desconto de 30%.

ATENÇÃO - LIVREIROS E EDITORAS
Livreiros e editoras interessados em expor para venda os seus livros deverão fazer contato através do email do evento (xienpeh@gmail.com) para maiores informações.

ATENÇÃO ! ATIVIDADE CULTURAL:

VISITA GUIADA AO CAIS DO VALONGO

No sábado, dia 30 de setembro, será realizada uma visita guiada pelos professores Amilcar Pereira e Monica Lima ao Cais do Valongo, às 10 horas.
Declarado Patrimônio Cultural Mundial, a visita terá como tema o ensino de História, a cultura afro-brasileira e as relações étnico-raciais.
Inscrições pelo email do evento: xienpeh@gmail.com
Os interessados deverão estar inscritos no evento como ouvintes ou apresentadores de trabalhos.Encontro no Museu de Arte do Rio - MAR às 9h 30min.

APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

As inscrições com a apresentação de trabalho estIveram abertas durante o período de 20 de abril a 28 de maio de 2017.

A relação dos trabalhos aceitos para apresentação no evento está divulgada no próprio site na página dos GPDs.

Os trabalhos completos poderão ser enviados no formato word pelo email xienpeh@gmail.com até o dia 15 de outubro de 2017.

Comissão Organizadora Geral

Profa. Dra. Ana Maria Ferreira da Costa Monteiro

FE/UFRJ (Coordenadora)

Prof. Dr. Fernando de Araújo Penna

FE/UFF

Profa. Dra. Helenice Aparecida Bastos Rocha

FFP/UERJ

Profa. Dra. Juçara Silva Barbosa de Mello

DH/PUC RIO

Profa. Dra. Mariana de Aguiar Ferreira Muaze

DH/UNIRIO

Profa. Dra. Patrícia Bastos de Azevedo

IM/UFRRJ

Profa. Dra. Marizete Lucini

UFS/ABEH

Comissão Organizadora Local

Profa. Dra. Alessandra Carvalho

CAPUFRJ/PPGEH

Prof. Dr. Amilcar de Araújo Pereira

FE/UFRJ

Profa. Dra. Carmen Teresa Gabriel

FE/UFRJ

Profa. Dra. Cinthia Monteiro de Araújo

FE/UFRJ

Prof. Ms.Diego Velasco

CAP/PPGE//UFRJ

Profa. Dra. Regina Bustamante

IH/UFRJ

Profa. Dra. Warley da Costa

FE/UFRJ