Inscrições

  1. O sistema de Inscrição é feito exclusivamente por meio eletrônico, com o envio do comprovante do pagamento da inscrição.
  2. Solicita-se leitura atenta de todos os itens destas instruções, para evitar eventuais problemas nas inscrições;
  3. As inscrições podem ser feitas numa das modalidades abaixo:
    • APRESENTADOR DE TRABALHO EM GPD;
    • PARTICIPANTE OUVINTE
  4. Os valores de inscrição para cada modalidade são os da tabela abaixo:
    Modalidade Prazos Estudantes e público em geral Pesquisadores
    Apresentação de Trabalho de 20/04/17 a 31/05/17 R$ 60,00 R$ 180,00
    Participação como ouvinte de 02/07/17 a 22/09/17 R$ 20,00 R$ 60,00
  5. ATENCÃO: PRAZO PRORROGADO PARA 30 DE MAIO 
  6. Solicitamos atenção ao preenchimento correto de todos os campos da ficha de inscrição, em especial nos campos “Nome” e “Título do Trabalho”, se for o caso, para evitar posteriores problemas quanto à emissão dos certificados. O preenchimento correto do campo “e-mail” também é de fundamental importância para futuro contato com os inscritos.
  7. A conta bancária para depósito do valor da inscrição é: Banco do Brasil, Agência: 2234-9,Conta Corrente: 80.495-9, Código: 3068.   CNPJ: 424294800001-50
  8. Não haverá devolução do valor referente às inscrições. No caso de propostas não aceitas pela comissão científica ou inviabilizadas por qualquer razão, o proponente poderá usar o valor já pago para inscrever-se em outra modalidade
  9. O interessado poderá realizar a inscrição de trabalho, na forma de resumo expandido e, também, se for o caso inscrever o trabalho completo.
  10. Para apresentar trabalho nos GPDs o proponente deverá pertencer a um grupo de pesquisa cadastrado no CNPQ e ter titulação, no mínimo, de mestre. Esses dados deverão ser explicitados na ficha de inscrição.
  11. Cada inscrito poderá apresentar apenas 1 (um) trabalho em apenas 1 (um) GPD. O inscrito deverá escolher 2 GPDs, conforme a ordem hierárquica de sua preferência. Caso não seja aceito no primeiro, será realocado na opção seguinte. Avaliação, aceitação e eliminação de trabalhos dentro do GPD são realizadas pelos coordenadores de cada GPD. Caso o trabalho não seja aceito em nenhuma das rodadas de avaliação, o inscrito será automaticamente considerado como ouvinte, sem devolução do valor pago na inscrição. O número máximo de participantes em cada GPDo é de 32, selecionados a partir de critérios acadêmicos. Solicita-se consultar o cronograma do evento para os prazos de inscrição, envio do trabalho completo e aceitação.
  12. Será aceito o trabalho em coautoria de até dois autores. Ao menos o primeiro autor deve possuir a titulação exigida no item 9 acima (mestre). O segundo autor poderá ser mestrando.

ATENÇÃO:

Os Grupos de Pesquisa em Diálogo, distribuídos entre os 4 (quatro) Eixos Temáticos, serão os espaços para a apresentação e discussão de pesquisas concluídas ou em estágio avançado de realização sobre um mesmo tema.

Para a apresentação de trabalho nos GPDs, exige-se titulação mínima de Mestrado e pertencimento a um grupo de pesquisa com produção sobre o ensino de História cadastrado no CNPQ.

Além do resumo expandido (mínimo de 3200 caracteres e máximo de 4000, com espaços), é importante, mas não obrigatório, enviar o texto completo no ato de inscrição. Isso auxiliará a avaliação de seu coordenador(a).

O certificado de apresentação de trabalho será emitido somente aos presentes em 75% das atividades do GPD.

Uma versão revisada do texto completo poderá ser enviada até o dia 15 de outubro de 2017.

Instruções para trabalhos em coautoria

Para que possamos localizar os diversos autores de um mesmo trabalho, os dois autores deverão incluir o resumo do trabalho em sua inscrição.

O primeiro autor deverá ter a titulação mínima exigida e pertencimento a grupo de pesquisa.

O segundo autor deverá marcar a opção co-autor, e poderá ser ainda mestrando, pertencendo a grupo de pesquisa.

O  segundo autor deverá realizar a sua inscrição  enviando ficha com seus dados e repetindo o título e resumo apresentado pelo primeiro autor.

Instruções aos inscritos em Grupos de Pesquisa em diálogo – GPDs para publicar os textos integrais nos anais eletrônicos

Os inscritos que apresentarem trabalho em Grupos de Pesquisa em Diálogo – GPDs , terão seus textos publicados nos anais eletrônicos e devem seguir estas instruções:

Enviar o arquivo do texto a ser apresentado através do campo discriminado para este fim em sua ficha de inscrição. A ficha permanecerá acessível na área do inscrito.

Apresentar cópia do comprovante do pagamento da inscrição no valor correspondente à categoria escolhida.

O envio do texto implica a cessão dos direitos autorais.

Quanto ao texto, observar o seguinte:

  1. Apenas serão aceitos arquivos enviados por email dentro do prazo estabelecido;
  2. O texto deve conter de 8 a 15 páginas.
  3. Os arquivos deverão ser salvos na extensão “doc” ou “rtf”, digitados em programa editor de texto no padrão do Microsoft Office Word.
  4. Fonte Times New Roman 12 e espaçamento 1,5, justificado;
  5. Margens: superior 3cm, inferior 2cm, esquerda 3cm e direita 2cm;
  6. A autoria (nome completo) deverá vir abaixo do título, à direita, em caixa alta. Em nota de rodapé (asterisco) deve ser colocada a Instituição de origem, Titulação e Agência financiadora, quando for o caso;
  7. Os textos não deverão conter tabulação, colunas ou separação de sílabas hifenizadas;
  8. O tamanho máximo de arquivo aceito é de 3MB. Caso seu trabalho contenha imagens estas deverão ser escaneadas em 300 dpi no formato TIF ou JPG, dimensionadas no formato de aproximadamente 5×5 cm e gravadas no próprio documento;
  9. As tabelas devem ser digitadas seguindo a formatação padrão do programa editor de texto;
  10. As citações de até três linhas devem constar entre aspas, no corpo do texto, com o mesmo tipo e tamanho de fonte do texto normal. As referências devem indicar entre parênteses nome do autor em letras maiúsculas, ano de publicação e páginas (SILVA, 1993:11-14);
  11. As citações a partir de quatro linhas devem ser em Times New Roman 10, itálico, com recuo esquerdo de 4 cm. As referências devem constar no corpo do texto, entre parênteses, como no exemplo acima;
  12. O uso de notas de rodapé deve ter apenas o caráter explicativo/complementar. Devem ser numeradas em algarismos arábicos sequenciais (Ex.: 1, 2, 3, etc.) na fonte Times New Roman 10 e espaçamento simples;
  13. As referências bibliográficas deverão ser colocadas no final do texto e de acordo com as regras da ABNT, dispostas em ordem alfabética por autor.
  14. As páginas devem ser numeradas (margem superior direita), com exceção da primeira.

 

 

Preencha o formulário e realize sua inscrição

  • Professor pesquisador
  • Professor da educação básica
  • Estudante de pós-graduação: Especialização
  • Estudante de pós-graduação: Mestrado Profissional
  • Estudante de pós-graduação: Mestrado Acadêmico
  • Estudante de pós-graduação: Doutorado
  • Estudante graduação
    Licenciatura
    Bacharelado
  • Ouvinte

 

Anexe seu comprovante

  • Desafios teórico metodológicos da pesquisa em ensino de História
  • Didática e currículo na pesquisa em ensino de História
  • Demandas sociais e a pesquisa em ensino de História
  • Políticas públicas e a pesquisa em ensino de História