Grupos de pesquisa em diálogo
Organizados por Eixos temáticos
Objetivando atender às solicitações dos pesquisadores, realizadas em edições anteriores ao XI ENPEH, como a de ampliarmos o espaço/tempo de discussão das pesquisas em desenvolvimento em Programas de Pós-Graduação em Educação e História, apresentamos uma proposta de trabalho denominada Grupos de Pesquisa em Diálogo (GPDs).
A partir da metodologia instituída no X ENPEH e com base nas avaliações realizadas pelos participantes daquele encontro, foram feitas algumas alterações nessa metodologia. Para essa edição do Encontro Nacional de Pesquisadores do Ensino de História são propostos 04 (quatro) eixos temáticos aos quais estão vinculados os respectivos Grupos de Pesquisa em Diálogo. As inscrições dos trabalhos serão realizadas com base na opção por um eixo temático. Os Grupos de Pesquisa em Diálogo, portanto, constituem-se a partir de eixos temáticos.
Os eixos estão apresentados a seguir:
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- Desafios teórico metodológicos da pesquisa em ensino de História
Cristiani Bereta da Silva (UDESC)
Flavia Eloisa Caimi (UPF)
Fernando de Araújo Penna (UFF)
Carmen Teresa Gabriel (UFRJ) - Didática e currículo na pesquisa em ensino de História
Margarida Maria Dias de Oliveira (UFRN)
Maria Aparecida Lima dos Santos (UFMS)
Maria Aparecida Cabral (UERJ)
Warley da Costa (UFRJ) - Demandas sociais e a pesquisa em ensino de História
Monica Martins Silva ( UFSC)
Helenice Ciampi (PUC-SP)
Patrícia Bastos Azevedo (UFRRJ)
Juçara Barbosa da Silva Mello (PUC-Rio) - Políticas públicas e a pesquisa em ensino de História
Carlos Augusto Lima Ferreira (UEFS)
Circe Bitencourt (PUC-SP)
Sonia Wanderley (UERJ)
Cinthia Monteiro de Araújo (UFRJ)
- Desafios teórico metodológicos da pesquisa em ensino de História
A opção por eixos temáticos decorre do interesse em promover a mobilização dos pesquisadores e grupos de pesquisa em torno de grandes eixos articuladores de pesquisa. Para cada eixo serão selecionados até 32 (trinta e dois) trabalhos que serão apresentados e discutidos nos Grupos de Pesquisa em Diálogo – GPDs de cada EIXO, sendo 4 apresentações de 20 minutos por sessão e mais 40 minutos para debates. Havendo uma demanda superior de textos proceder-se-á pelo desdobramento dos Grupos, em A e B. Todos os participantes que inscreverem trabalhos deverão participar nos três dias do evento.Esses 4 (quatro) Grupos, sob coordenação de dois pesquisadores com reconhecida produção na área da temática do eixo, receberão os trabalhos elaborados a partir de pesquisas concluídas ou em andamento, vinculadas a Grupos de Pesquisa cadastrados no CNPq. Esses trabalhos, após aprovação pela Comissão Científica do evento, serão enviados aos coordenadores dos EIXOS/GPDs para fins de leitura e produção de um texto problematizador das pesquisas relativas à temática do EIXO/GPD apresentadas, pelos referidos coordenadores.
Esse texto, servirá de base às discussões em cada um dos 4 GPDs durante o evento e abordará o estado da arte do eixo de pesquisa; os diálogos, aproximações e diferenças entre os trabalhos apresentados e a produção dos grupos de pesquisa relacionados considerando os procedimentos teórico-metodológicos das pesquisas; as categorias, conceitos e hipóteses utilizados e os resultados das pesquisas.
O texto será remetido aos participantes do EIXO/GPD inscritos, com antecedência de quinze dias, para leitura e posterior referência na discussão relativa aos trabalhos que serão apresentados nos dias do evento. Nesse sentido, a apresentação dos trabalhos terá sido precedida da leitura prévia do texto síntese. Com isso, objetiva-se o aprofundamento da discussão dos trabalhos a partir da problematização dos professores coordenadores que, mediante conhecimento aprofundado da temática, poderão contribuir para avanço das discussões no campo do conhecimento considerando as possíveis articulações entre os Grupos de Pesquisa e as pesquisas em Ensino de História.
No terceiro dia do evento, os coordenadores participam de Plenária apresentando os resultados das discussões dos GPDs por Eixo Temático, como forma de ampliação e sistematização do debate.
Os resultados produzidos pelos GPDs, em forma de texto pelos coordenadores dos GPD’s, serão publicados em um livro organizado pela Comissão Organizadora do evento, como forma de socialização das pesquisas produzidos pelos Grupos de Pesquisa, Núcleos e Laboratórios de Ensino em Educação e em História, e como contribuição para a afirmação da área do Ensino de História como campo de conhecimento.
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TRABALHOS APROVADOS PARA APRESENTAÇÃO NOS EIXOS/GPDS
(OBS: posteriormente informaremos a distribuição dos trabalhos por dias e horários)
Desafios teóricos e metodológicos da pesquisa em ensino de História
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2. “A gastronomia governa a vida inteira do homem”: fontes filmes para o ensino e aprendizagem de História da Gastronomia – Luciano de Azambuja |
3. A produção de séries televisivas e as potenciais fendas para o letramento crítico-genético. – Maurício dos Santos Ferreira |
4. Ensino de história do Brasil: práticas de leitura e de escrita (décadas de 1940-1950) – Luciana Rossato e Cristiani Bereta da Silva |
5. Ensino de História e Educação Histórica: entre pontes e aporias para a pesquisa – Marcus Leonardo Bomfim Martins |
6. Ensino de História e Nova História Indígena: desafios para a docência – Valeria Maria Santana Oliveira |
7. Ensino de História: leituras de um campo de pesquisa – Antonio Simplicio de Almeida Neto e Elaine Lourenço |
8. Entre historiografia e ensino de história: pensando a elaboração da cultura histórica dos jovens municípios da Baixada Fluminense – Claudia Patrícia de Oliveira Costa |
9. Escrita de material pedagógico para o ensino de história e educação para o patrimônio – Elizabeth Aparecida Duque Seabra |
10. Imaginar e narrar o que poderiam ter sido: a pesquisa conduzida pela escrita autoral – Alexandre Rodrigues de Frias Barbosa |
11. Memórias de Professores de História sobre a Ditadura Civil-Militar na Bahia (1970-1980) – Celia Santana |
12. Narrativa no Ensino de História: questões teórico-metodológicas do/ no tempo presente – Luciana Borgerth Vial Corrêa e Mariana de Oliveira Amorim |
13. O ensino de História e os museus: análise de uma experiência educativa realizada no Memorial Minas Gerais Vale – Luisa Andrade |
14. O tempo histórico nas narrativas da Ditadura Militar Brasileira nos livros didáticos de história –
Luiza Rafaela Bezerra Sarraff |
15. Práticas do ensino da história no cotidiano: um olhar – María Paula Gonzalez |
16. TRAJETÓRIAS DOCENTES (Professores de História escrevem capítulos de história profissional) – Everardo Paiva de Andrade e Hosana do Nascimento Ramôa |
17. Uma ponte entre a pesquisa em Ensino de História e as demandas sociais: desafios teóricos e metodológicos em favor do nosso protagonismo – Maria de Fátima Barbosa da Silva |
18. Democracia no Brasil: o que dizem as narrativas de jovens estudantes? – Aaron Reis
Didática e currículo na pesquisa em ensino de História
1. A (re)construção de narrativas em Estudos Sociais nos Anos Iniciais do Colégio Pedro II nas décadas de 80 e 90. – Luciene Maciel Stumbo Moraes 2. A literatura sobre a disciplina escolar Estudos Sociais no Brasil (1970-2016): da denúncia a historicidade – Thiago Rodrigues Nascimento 3. Currículo de História em Questão: Disputas e Fixações de Sentidos em torno do Conhecimento Histórico Escolar frente aos bordões disciplinares hegemônicos – Diego Velasco 4. Ensino de história e cultura escolar durante a ditadura militar em Alfenas: as possibilidades dos arquivos escolares – Juliana Miranda Filgueiras 5. Ensino de História e Mídia: análise comparativa sobre a construção do conhecimento histórico em três turmas de 9º ano do Ensino Fundamental – Patrícia Teixeira de Sá 6. Ensino de História e resistência: notas sobre uma história menor – Nilton Mullet Pereira 7. Ensino de História, Patrimônio Cultural e Turismo Educacional: conversas com professores e guias – Almir Félix Batista de Oliveira 8. Entre o acadêmico e o escolar: articulações possíveis na disciplina de Prática de Ensino de História – Érika Elizabeth Vieira Frazão 9. Escrever e significar o tempo: escrita escolar e a produção de sentido na história ensinada – Maria Aparecida Lima dos Santos 10. Hegemonia curricular e Ensino de História: escolarização e senso comum na construção do conhecimento histórico-escolar – Rodrigo Dias Teixeira 11. Historiografia Didática Regional: tradição e particularidades de um saber veiculado pelos livros didáticos – Rosiane Ribeiro Bechler 12. Jogos de tabuleiro no ensino de História da África: possibilidades e limites pedagógicos da obra “Terras do Sol: entre tambores e lanças” – Lucas Victor Silva 13. Jovens e a história: mudança, humanismo e globalização na contemporaneidade – Caroline Pacievitch e Janaina de Paula do Espírito Santo 14. Livro didático e história escolar: a Pedagogia de Jonathas Serrano – Maria Aparecida da Silva Cabral 15. Livros didáticos regionais para a história do estado de São Paulo e as narrativas sobre a história e cultura afro-brasileira – Juliano Custódio Sobrinho 16. Mídias digitais e ensino de História: produzindo e compartilhando memórias sobre as marcas da cultura negra em nossa História – Aléxia Pádua Franco 17. O ensino de história na perspectiva do desenvolvimento humano – Olavo Pereira Soares 18. O lugar do ensino de História nos currículos de Cursos de Graduação em Pedagogia – Camila Boaventura Rocha e Selva Pirola da Conceição Balestra 19. O peso do passado: Currículos e narrativas no ensino de história das Ditaduras de Segurança Nacional em São Paulo e Buenos Aires – Juliana Pirola da Conceição Balestra 20. O potencial das diferentes fontes e linguagens nas aulas de História: um estudo com estudantes dos anos finais do ensino fundamental – Astrogildo Fernandes da Silva Júnior e Franciele Amaral Rodrigues dos Santos 21. Os sentidos de docência que atravessam as narrativas dos licenciandos de História da UFRJ – Luisa da Fonseca Tavares e Marcella Albaine Farias da Costa 22. Paulo Freire ao pé da letra: da doxa ao logos como caminho possível no estudo de história – Verena Alberti 23. Professor Binns: desvendando o valor do Ensino da história na saga Harry Potter – Jenifer Cabral Silva e Patricia Bastos de Azevedo 24. Professores marcantes e a questão do sujeito: saberes e autoria no fazer curricular – Ana Maria Ferreira da Costa Monteiro e Adriana Soares Ralejo 25. Qual a História? Para qual sociedade?: as vozes públicas em torno da construção dos PCNs e BNCC – Fabiana Rodrigues de Almeida 26. Saber Histórico Escolar e História Pública: Como o currículo escolar articula os diferentes conhecimentos e fontes históricas? – Juliana Alves de Andrade 27. Semeando ancestralidade em escolas quilombolas: ensino de história, cultura e identidade na comunidade de Furnas do Dionísio, Jaraguari (MS) – Lourival dos Santos 28. Sentidos de ensinar e aprender História: estudantes e professores como produtores de saberes. – Renato Coelho Barbosa de Luna Freire 29. Tornar-se professor de História: o Estágio Supervisionado como campo privilegiado para a formação inicial – Warley da Costa 30. Um estudo sobre permanências e mudanças na narrativa de livros didáticos de história – Helenice Aparecida Bastos Rocha 31. Um livro didático de História do Brasil para os exames de admissão: debates sobre o ensino de história nas décadas de 1950/60 – Paulo Raphael Siqueira Bitencourt 32. Lições de História Pátria: livros escolares e ensino de História para crianças na experiência de José Scarameli (1932) – Magno Francisco Santos 33. “Histórias na podosfera”: Uma oficina de podcast para a Educação Básica – Raone Ferreira de Souza
Demandas sociais e a pesquisa em ensino de História
Políticas públicas e a pesquisa em ensino de História
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